Quem Somos

 

IBCT

O Instituto Brasileiro das Comunidades Tradicionais é uma instituição sem fins lucrativos que visa proteger, promover e resgatar as culturas das comunidades tradicionais Brasileiras. Povos Indígenas, Quilombolas, Caiçaras, Caboclos, Ribeirinhos e Extrativistas de todo o país travam uma disputa histórica e desigual contra o avanço das políticas colonizadoras do homem branco.

 

Aldeia de Indios Guarani e Quilombolas do Bracuí, pescadores Caiçaras da Baia de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro; Guaranis Kaoiwás, no Mato Grosso do Sul; índios Juruna, e Yawalapiti, entre tantas outras tribos em Belo Monte, Pará; ìndios, Quilombolas, Ribeirinhos, Caboclos e Extrativistas do Amazonas, Goiás, Maranhão e Minas Gerais, todos esses, além de serem considerados e se autoreconhecerem como comunidades tradicionais, compartilham da luta pela preservação da sua cultura e da sua memória histórica-social.

 

O nosso papel é criar ações e reflexões sobre o assunto para que juntos possamos ajudar essas civilizações a se manterem fora da lista de extinção cultural e tradicional que tanto os perseguem.

 

Compre nossos Artesanatos, Produtos Tradicionais e Literaturas. Faça uma Doação e nos ajude continuar nessa luta.